30.1.09



este post não tem nada haver com design mas é na minha condição de cidadã que devo alertar e divulgar as coisas que a nossa classe política tanto gosta de fazer: enganar o ingénuo cidadão.

está previsto um novo traçado da IC2 que será alargado e que terá uma nova ponte sobre o Rio Mondego. Porém este novo traçado, para além de aumentar muito consideravelmente o tráfego automóvel e de pesados dentro da cidade, irá amputar uma considerável área da Mata Nacional do Choupal. Este projecto que viola do PDM e que teve diversos estudos de impacto ambiental com pareceres negativos, e como não foram apresentados outros projectos alternativos, a classe politica da cidade de Coimbra e as Estradas de Portugal pretendem avançar ilegalmente com este novo traçado.

gostaria de ver finalmente esta cidade reclamar o que lhe pertence de direito e de participar activamente em acções de protesto para que seja mostrado ao nosso Presidente de Câmara que desta vez ninguém está a dormir ou a fechar os olhos a actos de pura ilegalidade e de roubo nacional.

Por isso divulgo aqui que está a ser formado um grupo de acção cívica A Plataforma do Choupal que está a organizar reuniões públicas de discussão do problema e de apresentação de alternativas. Também está a decorrer uma recolha de assinaturas para uma petição. Serão precisas 4 000 mil assinaturas para que este assunto chegue à Assembleia da República.

Finalmente está a ser organizado uma manifestação pública no dia 15 de Fevereiro, às 11h, onde o objectivo final será fazer um cordão humano em torno do Choupal. Por isso é preciso passar a palavra e mobilizar os que são de cá, os que trabalham cá, os que estudam cá, os que não são de cá mas que gostam da cidade, enfim...todos!

e... é um domingo, por isso não há desculpas!

nota: a foto é da francisca moreira que saquei aqui. (acho que ela não se importa...)

1 comentários:

franksy! said...

claro que ela não se importa!